Detalhe da condição muito suja |
Um carburador Brosol 2E
O cliente chega na oficina com um modelo bastante surrado. Reclama de falha na aceleração e dificuldade na partida. Ao abrir o capô, não foi difícil constatar que a causa do problema era a carburação. Pois é!!Comparação de diafragma do carburador com uma peça nova |
Carburador depois da limpeza |
Depois da limpeza é feita lubrificação |
Detalhe do calibre do 1º estágio (o de baixo na foto) estava entupido com sisco |
Acionador do 2º estágio estava em bom estado, trocando somente a mangueira de sucção |
Foi feita uma limpeza com gasolina, e desengraxante. Depois de limpo, foi feita uma lubrificação nas partes móveis. E em seguida a troca do reparo. Ao desmontar foi verificado que a borboleta do segundo estágio estava com funcionamento deficiente, agarrava aberta. Esse defeito acarreta da dificuldade de regulagem da peça como um todo.
Após todo o procedimento, regulagem e... só elogios do proprietário.
Obs: Em toda e qualquer tipo de regulagem de carburador, é de praxe fazer uma conferência em pontos críticos que influenciam o bom funcionamento da peça. Tais como:
Boia de nível constante também foi trocada |
- Verificar a saúde do sistema de ignição
- Realizar ajuste de ponto de ignição
- Conferir eventual entrada de ar
- Analisar a qualidade do combustível
- Ajuste de peças mecânicas do próprio motor (como tuchos, sincronismo de correia dentada etc.)
Adorei seu blog apesar de ter lido todo conteúdo de imediato mas pode ter certeza que lerei. Estou te seguindo, tá?
ResponderExcluirSou do tipo de pessoa q adora conversar entender um pouco de tudo. Tenho um Palio fire 2007 celebration ele já está com 180.000 Km rodados, comprei-o já bem rodado, já faz um ano, mas apesar de ter uma quilometragem alta, ele não me dá problemas. Sobre retificar o motor do meu possante já está na hora? Até quanto tempo eu posso ficar sem retificar?
meu e-mail é falandomaloupagandopau@hotmail.com
ExcluirOlá, é um prazer ter você acompanhando o Blog Ser Mecânico.
ExcluirCom relação à sua dúvida, é o seguinte. Os motores Fire tem uma boa resistência com relação à peças de fricção (bielas, eixo etc.) A média de duração é muito relativa, mas de uma forma genérica pode-se dizer que motores como o Fire, começam a dar sintomas de cansaço pelo desgaste por volta dos 250.000 km mantendo revisões periódicas e e submetido a um uso moderado.
Mas como eu disse, é tudo muito relativo, pois depende de muitos fatores tais como:
- Profissional
- Qualidade das peças de Reposição
- Tipo de utilização do veículo
- Ciclo do veículo (urbano, rural ou misto)
- etc.
Mas vai uma dica: Se não apresenta sintoma de desgaste, não tem porque mexer (abrir o motor). Mas é possível fazer alguns exames para uma melhor avaliação.
- Medir a taxa de compressão
- Analisar os gazes emitidos
- Examinar a qualidade da queima (pelo aspecto das velas)
- Exame visual de um profissional habilitado.
- Em oficinas mais sofisticadas pode-se fazer uma endoscopia, para ver a condição interna do motor.
Espero ter contribuído
Paz e prosperidade para vc!!