Chega na oficina um cliente desesperado para sair com o carro e o mesmo dá partida mas não pega.
Trata-se de um gol power 8v com acelerador eletrônico. Rebocado para a oficina, é feito um procedimento de diagnóstico, verificando o básico:
Absolutamente, sob a nossa ótica tudo estava em ordem, mas o danado não pegava.
Em uma minuciosa observação, de comportamento de atuadores, resolvemos então observar o comportamento da borboleta de aceleração no momento da partida. Notou-se que a mesma se encontrava muito fechada e não se ajustava (o que era obrigação dela no momento da partida). Retiramos o corpo de borboletas, jogamos um desengripante na borboleta de aceleração, e com leves toques forçando a abertura, a mesma se movimentou. Retornamos a peça para seu alojamento e demos a partida. O motor funcionou perfeitamente.
Fica a dica: Atuadores de funcionamento dinâmico como borboletas eletrônicas, motores de passo, válvulas eletromagnéticas etc, têm comportamentos padrões. Observe-os, e você poderá ter uma visão mais ampla do que ocorre. Muitas vezes é mais eficiente do que a utilização de um scanner
Trata-se de um gol power 8v com acelerador eletrônico. Rebocado para a oficina, é feito um procedimento de diagnóstico, verificando o básico:
Verificação mecânica:
- Correia dentada e sincronismo
- Pressão da linha de combustível.
- Taxa de compressão
- Alimentação elétrica e aterramento de sensores e atuadores bem como seus Funcionamentos individuais.
- Ocorrência de centelhamento
- Resistência de cabos e velas.
- Bobina de ignição
Absolutamente, sob a nossa ótica tudo estava em ordem, mas o danado não pegava.
Em uma minuciosa observação, de comportamento de atuadores, resolvemos então observar o comportamento da borboleta de aceleração no momento da partida. Notou-se que a mesma se encontrava muito fechada e não se ajustava (o que era obrigação dela no momento da partida). Retiramos o corpo de borboletas, jogamos um desengripante na borboleta de aceleração, e com leves toques forçando a abertura, a mesma se movimentou. Retornamos a peça para seu alojamento e demos a partida. O motor funcionou perfeitamente.
Fica a dica: Atuadores de funcionamento dinâmico como borboletas eletrônicas, motores de passo, válvulas eletromagnéticas etc, têm comportamentos padrões. Observe-os, e você poderá ter uma visão mais ampla do que ocorre. Muitas vezes é mais eficiente do que a utilização de um scanner
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