Ser MecânicoSer Mecânico: Por que um motor enfumaça?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por que um motor enfumaça?

No primeiro artigo deste blog, resolvi abordar um assunto que intriga muitos proprietários de veículo. Porque um motor faz fumaça?
Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas motores velhos que produzem fumaça. É preciso caracterizar bem o tipo de fumaça produzida por alguns veículos, pois algumas delas são absolutamente normais, já outras, são sinal de urgência em fazer uma manutenção no motor do veículo.
É importante saber definir o tipo de fumaça que está sendo produzida, E são basicamente 3:

    1 - Fumaça de vapor. Todo motor a combustão interna, principalmente os movidos a etanol, produzem uma fumaça resultante da queima da mistura. Quando uma mistura está estequimetricamente boa, diz-se que a queima é completa. E o resultado dessa queima, quando completa ou próximo disso, é dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (CnHn) e uma boa quantidade de água (H2O). Isso ocorre pela associação dos elementos existentes no combustível utilizado. Esse tipo de fumaça, se caracteriza pela cor branca, flutuação e fácil dispersão no ar por se tratar de vapor basicamente. A princípio é característica de saúde no motor, mas tome cuidado, pois se o nível do reservatório do líquido de arrefecimento baixa com freqência, pode estar ocorrendo um defeito muito grave como trincas nos cilindros, ou defeito na junta do cabeçote. 


    2 - Fumaça de combustaível. Esse tipo de fumaça, ocorre principalmente em motores movidos a derivados de petróleo (diesel, gasolina). Ocorre quando existe um excesso de cobustível na mistura, popularmente diz-se que quando o motor está afogando. Em motores carburados, é mais comum devido ao grande número de peças mecânicas para o controle da mistura. A peça mais famosa quando ocorre um afogamento em um veículo carburado é a "válvula estilete", mas podem também ocorrer defeitos na bóia. Nesses casos, basta que se troque o reparo completo do carburador. Já nos veículos injetados, é menos comum, mas também ocorre. Nesses casos é preciso fazer um diagnóstico no sistema de alimentação como: estanqueidade dos bicos, regulagem da pressão, saturação do sistema de retorno, sensor de oxigênio etc. Essa fumaça se caracteriza pela coloração preta e forte cheiro de enxoufre. É p reciso tomar cuidado pelo fato de esse tipo de fumaça, empregnar o catalizador (se o veículo for equipado).



    3 - Fumaça de óleo. Essa é a fumaça mais preocupante. É sinal de queima de óleo lubrificante. Isso ocorre quando existe um desgate excessivo de alguns componentes vitais para o motor, como: anéis de segmento, retentores de válvulas etc. Sem falar que desgaste traduz uma possível ocorrência de quebra do motor, e o prejuízo é inevitável. Nesse caso, é preciso retificar todo o conjunto motriz, é o mais sensato a ser feito. Não caia nessa de "meia-sola" porque uma hora ele pára. Essa fumaça se caracteriza pela coloração cinza escuro e impregnação úmida na borda da descarga.
      Para melhor diagnóstico, quando ocorrer qualquer tipo de fumaça, é melhor procurar seu mecânico e ele irá utilizar um analisador de gases para identificar o defeito e saná-lo.
      É bom lembrar que no Brasil, há restrições e leis que regulamentam a quantidade de emissões de poluentes. Para evitar que se tenham prejuízos com multas e reprovações em inspeções oficiais, é aconselhavel que tantos os proprietários quanto os reparadores abordem a questão da manutenção preventiva. É o velho ditado popular "é melhor previnir do que remediar" .

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