Ser MecânicoSer Mecânico: Ford Fiesta - Motor Endura

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ford Fiesta - Motor Endura

O veículo desta vez é um Fiesta equipado com motor Endura. O proprietário já havia combinado de levar o veículo na oficina para serviço completo no motor, pois o mesmo estava com problema sério de desgaste de anéis de segmento ocasionando muita fumaça pelo escapamento e consequente perda de óleo. Na ocasião aproveitaria para efetuar troca de bronzinas, troca de retentores de válvulas, bomba de óleo e filtro de óleo.
Mas um dia antes do dia marcado para efetuar o serviço, logo após uma aceleração mais intensa para sair de uma ladeira, o carro começou a falhar e não acelerava mais. Ao pressionar o pedal do acelerador, o motor apagava.
Crédito da imagem: OLX
Credito da Imagem: OLX
Rebocado para oficina, antes de efetuar o serviço geral do motor, eu precisava descobrir o que havia de errado. Em função do sintoma, chequei logo de início o sensor de borboleta. Alimentação, resistência e funcionamento da peça estavam perfeitos. Percorri todo o chicote para verificar eventuais rompimentos ou "mau-contatos", e nada de errado. Chequei a linha de combustível testando pressão e vazão e nada de errado encontrado. Verificando o sensor mássico (MAF), me chamou a atenção o fato de o mesmo estar impregnado com uma grossa camada de borra de óleo, proveniente da ventilação do carter. Trata-se de um sensor integrado que mede tanto temperatura do ar quanto a massa de ar admitida, e seu funcionamento é por meio de fios de platina pré-aquecidos.
Com muito cuidado, limpei o sensor com gasolina e apliquei ar comprimido para sua secagem. Aproveitei para limpar a ventilação do carter bem como o filtro anti-chama. Remontado no lugar, o motor voltou a funcionar perfeitamente. Só então pude efetuar o serviço de reparo completo de motor e o mesmo ficou novo e folha.
Dica: Sensores massicos que utilizam fios de platina pré-aquecidos, dependem em muito da pureza do ar admitido para um bom funcionamento. Uma vez que esse parâmetro é crítico para o funcionamento do motor, esse item deve ter uma atenção especial na hora do diagnóstico.

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