Ser MecânicoSer Mecânico: Pastilha d'água

domingo, 12 de agosto de 2012

Pastilha d'água


Pastilha dágua

Origem do defeito
Quem tem carro velho já passou por isso. Aquela água do radiador que insiste em não se manster no nível. Você vai lá, completa e dias depois ela volta a baixar.
O isntinto natural de quem já tem uma certa exsperiência com veículos de kilometragem elevada, é procurar alguma mangueira defeituosa e em alguns casos o dono do carro verifica também a tampa do radiador.
A água do radiador, tecnicamente é chamada de "fluído refrigerante" aprtir do momento em que é adicionado a ela o aditivo.
O tal Fluído Refrigerante, pode baixar por inúmeras razões tais como:
Localização da pastilha
- Mangueiras defeituosas
- Junta do cabeçote
- Reservatrório de expansão trincado
- Tampa do reservatório defeituosa
- vazamento no sistema de ar quente
- Bomba dágua defeituosa
Essas situações são sempre verificadas até mesmo na própria garagem. Porém, uma coisa é menos comum e consequentemente de solução mais complexa. A pastilha dágua.
A pastilha dágua é uma peça que serve como um "tampão" que se localiza em alguns pontos do bloco do motor. E por ser uma peça de lata, ela está constantemente exposta a corrosão, mesmo com o uso regular do aditivo.
Detalhe da pastilha danificada
pela corrosão
Foi o que ocorreu no caso dessa uno com motor fire. O cliente chegou na oficina reclamando do nível da água que não parava quieto. E no caso vazava muito chegando a influenciar no controle da temperatura.
Seguindo a "trilha" deixada pela água que teimava em escorrer, mesmo sem ver pude deduzir da onde vinha o vazamento. Foi necessário a desmontagem para um diagnóstico mais preciso.
Descoberta a causa do defeito, foi só trocar a peça para resolução do problema. Sua montagem é feita sob pressão, para finalizar é colocado aditivo para amenizar o efeito corrosivo da água sobre a peça e pronto. Mais um serviço bem executado.
Vazaamentos, mesmo que não sejam muito grandes precisam de uma atenção extrema, pois podem desencadear problemas mais sérios como queima da junata do cabeçote por exemplo.

11 comentários:

  1. Amigo, ocorreu isso com meu carro, mas no caso o carro nao estava segurando nada de agua, são 3 pastilhas? qual o valor em media dessas peças? Abraço

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    1. Olá amigo, desculpe pela demora (problemas pessoais) mas com relação a sua pergunta, sim. São 3 peças, sendo que das grandes são 2. Uma posicionada à frente do bloco como mostrado na postagem, e outra atras do bloco. Essa posicionada atras do bloco há necessidade de remição da caixa de marcha para sua manutenção. Não se esqueça de por o aditivo na água para formar um bom líquido refrigerante, e evitar que ocorra novamente esse defeito.
      Um abraço e boa sorte
      Muita paz.

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  2. boa tarde ,fiz o cabeçote da palio wekeend 2002 1.0 fire, logo apos retirar o veiculo da oficina compeçou a vazar água e foi detectado vazamento no selo do bloco ou pastilha dágua,o mecânico me cobrou mais uma grana pra ajeita isso,porem ele podia ter trocado esse selo logo quando fez o cabeçote? ele disse q tem q desmontar a caixa de direção ,quem esta certo ?

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    1. Olá amigo, desculpe a demora. (problemas pessoais)

      É o seguinte. A pastilha ou "selo" no caso de ser a que se localiza na parte posterior do bloco (por dentro da caixa de marchas) a resposta é não. Se a mesma não apresentava vazamentos antes de dar entrtada na oficina, o profissional não teria obrigação de adivinhar.
      Mas você mencionou que fez o cabeçote, e imagino que tenha sido por algum motivo (suponho que fosse por aquecimento). E aquecimentos em boa parte das vezes é causado por vazamentos. Se foi este o caso, ele deveria te alertar e oferecer a solução mais completa. Além do cabeçote fazer a troca da pastilha e o referido ajuste no preço do serviço.
      Mas isso é discussão que dá pano pra manga. Creio que uma boa conversa com o profissional devesse esclarecer bastante coisa.

      Um abraço e boa sorte.

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  3. Te cobrou quanto, o meu me cobrou 300 para trocar. Vou ficar duro no carnaval...

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  4. Te cobrou quanto, o meu me cobrou 300 para trocar. Vou ficar duro no carnaval...

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  5. Meu palio estava com um vazamento de água.Troquei todas as pastilhas.Inclusive tive até que tirar a caixa de marcha pois o mecanico não tinha acesso a uma pastilha maior de todas atras do motor. Sai da oficina sem vazamento nenhum. Andei 140 Km. e o carro ferveu e queimou a junta.É possivel que alguma pastilha tenha saltado ou a junta já estava queimando devido ao aquecimento anterior?

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    1. Olá amigo
      Nesse caso acho pouco provável de uma pastilha ter pulado, pelo fato de as mesmas serem de um formato bem peculiar e só entrarem em seu alojamento de forma bem arrochada.
      Uma coisa bastante comum de se acontecer, devido a falta de experiência ou desatenção de alguns profissionais, é retirar o ar do sistema após qualquer reparo que necessite de drenagem do sistema.
      Esse procedimento se faz atravez da abertura de uma pequena borboleta na parte sperior do radiador. Característica bastante comum em sistemas da Fiat.
      A junta poderia sim estar enfraquecida devido à algum eventual aquecimento anterior. Mas aí e com você, pois só você tem essa informação.

      Espero de coração que as informações tenham sido úteis.

      Um abraço e boa sorte.

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  6. Me tira uma dúvida e conselhavel usa aditivo em radiador em carro velho o é uma uno 94 CS 1.5 ie tô tendo​ que completa água semanalmente sera que pode a tal pastinha d'água

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    1. Olá amigo
      Vamos lá: Se o amigo diz que tem de completar a água semanalmente, pré-suponho que esteja ocorrendo algum vazamento. Mas leve em conta que o nível da água baixa não só por vazamentos externos apesar de ser mais comum de ocorrer. Examine a tampa do cabeçote (a do óleo) para ver se está com aspecto de "creme de leite". Se estiver, muito provavelmente pode estar com a junta do cabeçote comprometida. No caso de vazamento da pastilha d'água, ela deixa sempre uma "tilha" de ferrugem por onde passa a água em vazamento.
      Respondendo sua pergunta, o uso do aditivo trata-se de uma PREVENÇÃO e não de um reparo. Verifique primeiro essa parada de estar baixando a água, para só então você usar um aditivo para a saúde do sistema de arrefecimento.
      Espero ter contribuído. Boa sorte!

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  7. Boa noite tenho um fiesta q volta e meia da problemas com válvula termostatica ele me sugeriu trocar a bendita válvula e colocar a pastilha fiquei com receio será q é seguro fazer essa troca . Me dá uma força aí um abraço

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