Ser MecânicoSer Mecânico: Limpeza de Bicos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Limpeza de Bicos


Muitos proprietários ficam sem saber o que fazer quando se fala de manutenção preventiva. Existem algumas publicações por parte de referências jornalísticas do setor automotivo que insistem em afirmar que bicos injetores são peças que não requerem manutenção. Existem alguns "especialistas" que dizem que o bico é tão moderno que alguns são até auto-limpantes. E que mecânicos que cobram pelo serviço seriam "Picaretas". Chega a beirar o ridículo tais afirmações.
Crédito da imagem: SILCAR
Bicos injetores são peças eletromagnéticas, que mantêm contato direto com elementos químicos agresivos existentes nos combustíveis, e seu funcionamento é basicamente repetição de um movimento magneticamente induzido, repetição essa que é contada na casa de milhares por minuto. Venhamos e convenhamos, é impossível que tais circunstâncias não tragam a iminência de uma falha, cedo ou tarde. Então, bicos injetores são peças propícias a defeitos sim.
A questão é: Quando fazer uma limpeza de bicos? É essa a questão que atormenta muitos proprietários, que por sua vez não entendem que o mecânico hoje é um profissional muito mais culto do que há alguns anos atrás, e acabam acreditando no que dizem os jornalistas "especializados" do setor automotivo. Eu duvido que um mecânico de verdade deixaria de ser mecânico para ser jornalista, por isso, acredito que jornalistas especializados em assuntos automotivos, por mais que sejam estudados ou tenham uma boa noção do assunto, não são mecânicos, e por isso não têm condições de afirmar o que um proprietário tem de fazer na manutenção do seu veículo, e acabam publicando verdadeiras "abobrinhas".

Deve-se limpar os bicos quando:

  • O veículo apresentar falhas que não sejam do sistema de ignição (como velas cabos e bobinas), e é o mecânico quem sabe disso.
  • Se o veículo apresentar baixo desempenho, principalmente após uma troca de filtro ou bomba de combustível.
  • Se por motivos de força maior, o veículo utiliza combustível de baixa qualidade por longos períodos de tempo.
  • Existir alto consumo sem falhas no sistema de ignição.
É bom lembrar que não é necessário a limpeza periódica do bico injetor. Apenas quando o sistema de alimentação apresentar necessidade de revisão como nos casos acima citados.

2 comentários:

  1. E quando um bico manda menos combustivel que outro

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  2. Boa noite tenho uma Parati G3 2003 motor AP 1.6 8v minha dúvida é o seguinte os bicos injetores são iwp144 esse bico não seria do motor 1.0 e o correto seria iwp044?

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