Ser MecânicoSer Mecânico: Gol G-5 parecendo um cavalo chucro!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gol G-5 parecendo um cavalo chucro!!


Me aparece na oficina um antigo cliente que quando tinha carro velho era figurinha carimbada em nosso estabelecimento, mas quando comprou um modelo 0km sumira, dispensando nossos serviços. Feitas as formalidades, do tipo "Puxa, quanto tempo!!!" ou "O senhor sumiu...", ele me explica os motivo da visita: primeiro ele disse que estava com saudades (e eu não acreditei), o segundo motivo era porque ele descobriu que a revisão do modelo que ele tirou 0km era paga mesmo o modelo estando dentro da garantia, e o terceiro motivo era o defeito no veículo.
Ele me explicou que o veículo se comportava como "cavalo chucro", dava pinotes, principalmente em progressões de baixa para alta. Depois de muito rir, comecei a examinar o veículo, e na marcha lenta nada de errado. Não havia falhas em nenhum sensor nem atuador.
Foi quando resolvi sair para um test-drive. De fato o veículo se comportava como "cavalo chucro". Foi só então que notei que o ponteiro do velocímetro, mesmo em baixa velocidade, apontava 80, 90, 120 km/h. Nesse momento matei a charada.
O sensor de velocidade (VSS) estava com defeito. Os valores fora da faixa desse sensor, faziam com que a central não reconhecesse o regime de condução do veículo. Levando a central por vezes reconhecer "freio-motor", cortando assim o combustível.
Trocado o sensor o defeito foi sanado. Os sintomas desse sensor costumam ser:
  • Perda de potência seguidas de disparo da aceleração
  • Motor apagar em quebra-molas
  • Irregularidade de funcionamento após uso de freio-motor.
  • Velocidade mostrada no velocímetro incompatível com a condução do veículo.
Dica: um teste simples pode ser feito. Ao apresentar quaisquer um desses sintomas, basta desconectar a tomada do sensor e testar o veículo nas mesmas condições. O veículo volta ao normal, porém o velocímetro não funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário