Ser MecânicoSer Mecânico: ”V-V- o quê?”

sábado, 21 de maio de 2011

”V-V- o quê?”


O seu carro possui tecnologia V-V-T-i?
Ser mecânico nos coloca em situações inusitadas, como por exemplo:
Crédito da imagem: Site
seus amigos acham que você é uma enciclopédia ambulante, não podem ver você que vão logo perguntando o que pode ser tal defeito em seu carro, ou em pleno feriado com você relaxado na beira da praia te abordam para perguntar: “meu carro tá com um barulhinho assim, o que você acha que pode ser? Quanto fica pra consertar?”. Outra situação é a de responder perguntas aparentemente inofensivas, mas que podem derrubar qualquer profissional, mesmo dos mais cascudos. Uma delas me derrubou uma vez.
Credito da imagem: Site


Um meu cliente comprou um corola semi-novo, porém de última geração, cujo vendedor destacou que vinha equipado com tecnologia “V-V-T-i”. O meu cliente achou isso tão bonito que nem questionou, fechou negócio na mesma hora. Mas no test-drive da venda, a curiosidade bateu, e o meu cliente resolveu perguntar para o vendedor: “A final, o que é V-V-T-i?”, o vendedor ajeitou o colarinho, estufou o peito, e quando parecia que ia mandar aquela filosofia, disse: “Vamos voltar pra loja, o senhor aceita um cafezinho?”.
Credito da imagem: Site
Na loja, o vendedor se tranca em uma sala com outro colega e os dois começam a coçar a cabeça e olhar pela persiana. Um deles sai, e volta com um senhor com pinta de gerente. E os três vêm em direção ao meu cliente, com um ar de frustração e o senhor diz: “V-V-T-i,  é uma tecnologia muito avançada, que deixa seu carro show de bola... O senhor não vê na propaganda da televisão?” E os outros balançam a cabeça em sinal de positivo.

Diante disso, meu cliente mesmo não satisfeito, conclui a compra e uma semana depois vai até nossa oficina. Antes de me dar um “bom dia” ele me pergunta: “Mas o que é esse negócio de V-V-T-i?”  e eu, surpreso, respondo com outra pergunta: “V-V- o quê?”. Então ele me explica o ocorrido, me leva pra dar uma volta no carro, e eu também frustrado, prometo a ele que no dia seguinte daria a resposta.
Ao pesquisar (jornais técnicos, revistas, ligações para rede autorizada etc...) consegui a preciosa resposta para ele. V-V-T-i trata-se de um comando de válvulas de funcionamento variável. Daí a sigla: Variable-Valve-Timing-Inteligence.
Essa tecnologia proporciona mais eficiência executando um enchimento “inteligente” da câmara de combustão, proporcionando melhor desempenho e maior economia, uma vez que o enchimento da câmara de combustão torna-se variável de acordo com a necessidade do motor.
Dando a resposta ao meu cliente, arranjei outro problema. Tudo quanto há de siglas que ele vê estampadas nas traseiras dos carros, ele só vem perguntar pra mim desde então. Mas eu gosto! Todo mecânico de verdade gosta de ser questionado, de ser testado. E é isso que traz evolução contínua.

Fica a dica: V-V-T-i é sinônimo de desempenho e economia. E se você for mecânico, tome cuidado com perguntas simples. São elas que costumam derrubar.

Assista ao vídeo quemostra bem o q é essa tecnologia: http://www.youtube.com/watch?v=6AXh8O7hWU4

Nenhum comentário:

Postar um comentário